quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Creme de Leite de Soja


Vou começar o ano com um post em homenagem ao Gustavo, já que um dos objetivos principais desse blog é justamente descobrir, criar e disseminar receitas que não contenham leite, para proporcionar uma alimentação saudável e normal para aqueles com algum tipo de alergia ou intolerância à lactose.


Como estou sem a ajuda da minha querida Luzia este mês, pois ela está de férias, quem está pilotando o fogão diariamente aqui em casa sou eu (ai!). Com isso, uso toda minha criatividade para dar graça às refeições dos meus pimpolhos.


Resolvi experimentar o creme de leite de soja na culinária básica do dia a dia. Como o leite de soja tem um sabor mais adocicado, marcante em qualquer prato, resolvi testar o creme de soja da linha Sollys da Nestlé. Eu usei esse creme de soja para fazer um simples purê de batata, que até agora a Luzia preparava com leite de soja SupraSoy sem lactose ou Ades sabor original, o que deixava aquele gosto marcante já mencionado. Separávamos um pouquinho da batata pra misturar com o leite de soja e fazíamos o purê tradicional com leite pro restante da família.


O resultado foi maravilhoso! Tanto que agora só vou fazer purê de batata, cenoura, abóbora... com esse creme, e pra família toda, não só pro Gugu.


Não posso detalhar uma receita porque faço meio de olho, e acho que usei três batatas médias cozidas e espremidas, sal a gosto, um tiquinho de margarina e o creme de leite Sollys até dar uma consistência cremosa de purê (mexendo tudo em fogo baixo).


Essa é a minha dica. Parece simples, mas pra quem tem tanta restrição na alimentação, é nota dez!

2 comentários:

Hedson disse...

Olá! Sem dúvida o creme de leite Sollys veio para dar um pouco de felicidade a nós, intolerantes a lactose! rs Não sei qual a mágica, mas de fato não tem o gosto adocicado do Leite de Soja. Minha mulher tentou fazer uma panqueca com o Ades e deu o mesmo resultado: ela ficou doce.

Não havia tentado usar o creme de leite no purê (que eu adoro), eu estava só amassando as batatas com a margarina Becel. Vou fazer a tentativa!

Obrigado!!

Hedson

Betechef disse...

Olá Flavia, estava navegando pela net e acabei chegando aqui. Gostei muito do seu blog.Também uso produtos a base de soja.Esta semana mesmo postei lá no blog uma receita de sobremesa a base de soja.
Bjs!