sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Erros e Acertos

Hoje acordei refletindo sobre os erros que cometo como mãe. Tenho a convicção que em sua maioria, esses erros são tentativas frustradas de acertos... mas não deixam de ser erros. Estar presente demais, ser participativa parece se encaixar tão bem na lista de acertos... porém às vezes pode causar na criança uma dependência perigosa, uma insegurança preocupante, e aí o acerto vira erro.

Talvez um pouco de "ausência" torne o tempo compartilhado entre mãe e filho mais prazeroso, mais produtivo; talvez a criança, mesmo que por instinto de sobrevivência, conquiste uma autonomia saudável, muito importante para o seu desenvolvimento.

Sempre pensei que ao optar por estar mais em casa do que no trabalho, eu estaria oferecendo o melhor de mim para os meus meninos, mas será que estou mesmo? Será que não estou, de certa forma, atrapalhando um pouco o desenvolvimento deles, sufocando com a minha presença, impedindo a conquista da independência? Difícil saber... Acho que não dá pra ser mãe sem se questionar, sem se cobrar; vem embutido no pacote motherhood. Não dá pra ser mãe sem aquele pontinho de insegurança sobre as nossas atitudes e escolhas... se elas são erros ou acertos.

2 comentários:

Pitadasdilu disse...

Flávia, ser mãe é viver um mar de questionamentos e culpas... acho que todas as mães vão sempre se perguntar : será que estou fazendo certo ?
Tudo faz parte da vida, vamos estar errando e acertando... fazer o quê... não vem com bula !
Bjos, Lú.

By Flavia Tanaka disse...

é mesmo, Luciana... rss
Obrigada pelas palavras e pela visita!
Vou dar uma passadinha no seu blog também. Beijoss