domingo, 6 de dezembro de 2009

Rotina de Mães que Trabalham



“Para ter mais tempo para curtir as crianças, passei a entrar mais cedo no escritório todos os dias. O prazer de buscá-los na escola vale o esforço” FLÁVIA TANAKA, 34 anos, fiscal da área de saúde, mãe de João, 5 anos, e Gustavo, 3 anos



Em agosto desse ano, participamos de uma matéria da Revista Crescer, da Editora Globo, cujo título foi A rotina de três mães: como elas enfrentam as dificuldades do dia a dia. Atendendo a um pedido de uma grande amiga, na época repórter da revista, aceitamos o desafio de participar da matéria, o que acabou se tornando uma experiência muito divertida. Difícil foi passar um dia sendo acompanhada pela fotógrafa Luciana Cavalcanti (que além de grande profissional, é super simpática), clicando todos os meus movimentos com as crianças para registrar momentos do nosso dia-a-dia. Morri de vergonha, óbvio!

A matéria abordou o tema de mães que trabalham, e apresentou a rotina de três mães com formatos e horários diferentes, e suas impressões sobre as vantagens e desvantagens de suas experiências e das rotinas alheias.

O saldo final, além de muita gargalhada e diversão no making of das fotos, foi o aprendizado final de que não há receita de bolo, ou forma única de acertar, no que diz respeito à conciliação do trabalho com a maternidade. O importante é se adequar às necessidades únicas de cada família, sendo a escolha de deixar os filhos com avó, babá, ou em tempo integral na escola, bem como a decisão de trabalhar fora tempo integral, parcial, ou em casa o tempo todo, totalmente ligada às possibilidades de cada mãe.

O único ponto negativo foi que a repórter que finalizou a matéria (que não foi a minha amiga) decidiu expor a opinião dela sobre a rotina das outras mães através de citações atribuídas à minha pessoa, opiniões estas diferentes das minhas em alguns pontos. Desagradável. Mesmo assim, adorei conhecer as formas que as outras duas mães, que têm horários de trabalho diferentes dos meus, encontraram para administrar os filhos e a casa, e admiro cada uma pela habilidade de "rebolar" pra conseguir conciliar tudo de forma tão magistral. Parabéns a todas!

Nenhum comentário: