sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Escola nova

2012 começou com novidades escolares na vida dos meus meninos. A primeira delas, foi o fato de, pela primeira vez, estudarem em escolas diferentes. Depois de muito sofrimento de nossa parte, já que eu e Gordo ficamos muito apreensivos sobre como seria para eles não estudarem no mesmo colégio, não houve como evitar.

Para nós, levará um certo tempo para ajustar a logística da entrada e saída, que acontecem ao mesmo tempo, a apenas 1,5km de distância de uma escola para a outra, mas com muito trânsito no meio do caminho.

Para o Guga, a novidade foi sua estreia no Ensino Fundamental! Está se sentindo "grande"! Queria até mochila de carregar nas costas (mas bati o pé e o convenci a continuar com uma mochila de rodinha) e quer comprar lanche na cantina toda sexta. Cedi a esse último pedido.... Afinal de contas, ele está mesmo crescendo.

Para o João, 2012 trouxe aquele friozinho na barriga do primeiro dia de aula em uma escola nova. Como nos mudamos de São Paulo pro Rio, isso não é novidade na vidinha dele, que aliás sempre tira de letra qualquer alteração em sua rotina. Mas é impossível escapar do friozinho na barriga que o primeiro dia de aula em uma nova escola pode provocar.

Um dia antes do início das aulas, teve reunião de pais da turma, e lá fomos nós (pai e mãe) conhecer a sala de aula, a professora, os outros pais... A turma é composta por alunos que estudam juntos desde o Jardim III, portanto todos já têm muita intimidade, para muitos, a amizade já ultrapassou os limites dos portões do colégio. Um grupo bem bacana!

Curioso foi o frio na barriga que EU senti (logo eu, macaca velha e escaldada no quesito mudança!), ao me reconhecer também uma novata naquele grupo já tão entrosado!

E esse blá blá blá todo foi pra dizer que quando olhei em volta, para aqueles pais que se cumprimentavam com tanto afeto, minha memória automaticamente remeteu às reuniões da primeira escolinha do João em São Paulo, a Villacor, onde conheci amigos que fazem parte da nossa historia desde o primeiro ano de vida do João até os dias de hoje. Amigos que nos acompanham apesar da distância, e que vão sempre fazer parte da minha memória "escolar".

Por um instante naquela reunião, olhei para os lados, e senti vontade de voltar no tempo, para aquela salinha de aula lá da Villacor, e poder reconhecer os rostos afetuosos daquele grupo tão querido. Meus olhos se encheram d'água e meu coração de felicidade, por ter passado momentos tão especiais ao lado dessas grandes amigas.

Sá, Bia, Duda, Dri, Dani, Cátia... esse post é pra vocês! Obrigada pelos momentos especiais que passamos lá naquela casinha pequenina que era a Villacor.

Ah, e só pra finalizar: o primeiro dia de aula do João foi ótimo! Um anjinho chamado Pedro, espontaneamente, se ofereceu para mostrar cada cantinho da escola a ele durante o temido 'primeiro recreio' . O tour passou até pela enfermaria, "caso você caia e se machuque jogando futebol" - disse o amigo. Acho que nasce aí uma bela amizade...

E Guga? Bem, esse tava em casa! Já se sente o dono da escola. Circula por ela com grande desenvoltura! E pela primeira vez não é o "irmão do João"... Não é que Deus escreve mesmo certo por linhas tortas?!

2 comentários:

Samantha disse...

Arrepiei, minha amiga querida! Tô escrevendo com lagrimas nos olhos lembrando do primeiro dia que te vi naquela palestra no Villacor. Ali nasceram as primeiras trocas de figurinhas sobre nossos pequenos e após 6 anos continuamos mesmo distantes muito proxima.

Anônimo disse...

Flávia,
Vc escreve deliciosamente bem, com precisão e muito afeto. Fiquei muito emocionada, a minha de sensação com o Villacor é a mesma. Muito obrigada por ter feito parte daquela época tão saudosa. Muitos muitos muitos beijos pra vc, pra o Gui, o João e o Gu!! Vou te acompanhar por aqui!! saudades, bia