sexta-feira, 18 de abril de 2008

Blogagem Coletiva - Analfabetismo



Quando falamos de analfabetismo, pensamos imediatamente nas pessoas que não tiveram acesso à escola, e sequer sabem escrever seus nomes. Muitas delas levam a vida contornando essa deficiência, trabalhando dignamente, limitadas a empregos de baixos salários, mas nutrem dentro delas o desejo (ou sonho) de aprender a pelo menos escrever o próprio nome. Mas o analfabetismo não é só não saber escrever o nome. É não saber coordenar frases, completar redações, ou compreender simples notícias em jornal ou revista. Como eu disse, é uma limitação. Uma limitação de sonhos, de auto estima, de realização.

Ensinar as nossas crianças a gostar de ler e buscar o conhecimento, é estimular em nossa população uma cultura que vem sendo deixada de lado. Confesso que acho que já foi pior. Hoje vejo maior preocupação dos pais em serem corretos na educação dos filhos, e com isso vejo muitos pais achando bacana ler com os filhos, dar livros de presente... mas ainda não é suficiente. Enquanto na Europa, uma criança lê em média 6 a 7 livros por ano, no Brasil essa média é de apenas 2 livros.

Num mundo infantil cheio de atrativos tecnológicos, jogos computadorizados, video games, msn, etc... o bacana mesmo é incentivar a leitura, estimulando a imaginação dos nossos filhos através do hábito de curtir uma boa história pelas páginas de um livro. E assim, quem sabe, nós possamos criar uma geração que saiba escrever, que saiba interpretar bem os textos, e que difunda esse conhecimento por todas as camadas da população.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.