sexta-feira, 5 de outubro de 2007

(Há) Vida sem lactose

Quando resolvi escrever o blog, a primeira idéia que tive foi a de criar um blog sobre a intolerância a lactose. Meu filho caçula, que está com 1 ano e 7 meses possui este probleminha, não tão raro hoje em dia. Desde os 9 meses, quando parei de amamentá-lo naturalmente, ele toma leite de soja e segue uma dieta sem lactose.
No início tudo bem, pois ele só comia frutas, legumes, verduras e carnes, e na hora da mamadeira era só preparar com o leite à base de soja que o pediatra recomendava. Porém, à medida em que ele foi crescendo, e tendo já um irmão de 3 anos que tem uma alimentação mais variada, as coisas foram se complicando.
Tornei-me uma mãe obcecada com os rótulos dos produtos nos supermercados, lendo todos os ingredientes em busca das palavrinhas proibidas: leite, soro de leite, leite em pó...
Para a minha surpresa, até biscoito de água e sal, dependendo do fabricante, contém leite! A questão do fabricante foi outro ponto engraçado. Existem biscoitos, por exemplo os de maisena, que contêm ou não leite, dependendo da marca.
Portanto, minha primeira orientação àqueles que estão na mesma condição do Gustavo é pesquisar. Com isso consegui descobrir vários biscoitinhos, pães de forma, bisnaguinhas, que imaginei que ele jamais comeria, mas que não contêm leite e assim estão liberados para seu consumo. Que bom! Dá para levar uma vida normal sem lactose!

4 comentários:

Hedson disse...

Ola! Acabei de criar um blog justamente sobre a intolerancia a lactose. Estou querendo criar uma grande lista de alimentos sem lactose . Imagino que você deve ter alguns alimentos para acrescentar na lista!

Hedson.
http://100lactose.blogspot.com/.

Michelle disse...

Oi!Sou nutricionista e adorei sua idéia de montar uma lista de alimentos sem lactose!Vou coolaborar com algumas sugestões!!Abraço.

By Flavia Tanaka disse...

Olá, Michelle! Seja bem vinda! Estou há um tempão para postar uma lista de alimentos sem lactose. Farei isso em breve! Sua colaboração será muito bem vinda!
Venha sempre. Beijos
Flavia

Anônimo disse...

Olá Flavia, tenho várias receitas de bolo sem lactose simples e faceis de fazer !!
Vi o seu blogger que o seu caçula adora bolo de chocolate !! Sempre faço para minha, mas a receita que eu faço é super simples !! Anota aí
-2 xicaras e meia de farinha de trigo
-2 xicaras de açucar
-1 xicara de chocolate do padre nestle
-1 colher de sopa de fermento royal
no liquidificador bater
-3 ovos
-1 xicara e meia de leite ades original
-1 xicara de oleo
Untar a assadeira com becel e farinha.
Bata todos os ingredientes do liquidificador e depois misturar com os ingredientes secos e por para assar no forno a 180 graus
O bolo fica fofinho e macio !!
Cobertura
4 colher de sopa de açucar
2 colher de sopa de becel
2 colher de sopa de ades origibnal
2 colher de sopa de chocolate do padre nestle
misture tudo numa panela e leve ao fogo ate engrossar !!
Fica muito bommm !! Tente fazer essa receita !! Qualquer coisa eh so mandar um recado para o meu msn lia7577@hotmail.com
beijos Eliane